O que é Voip?

Voip é uma tecnologia que permite que você através de um computador, smartphone ou até por um aparelho de telefone comum receba e/ou faça ligações nacionais ou internacionais com tarifas menores do que as cobradas pelas operadoras de telefonia tradicional, fazendo com que você reduza em até 90% os seus custos com a telefonia.
O método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia, como Skype, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp. A tecnologia surgiu no início da década de 1990 e chegou a ser considerada um fracasso por causa da baixa velocidade de transmissão de dados da época. Porém, com a popularização da Internet banda larga, a tecnologia passou a ganhar mais espaço e foi investido em qualidade de serviço para que o método se tornasse viável.

Como funciona o Voip?

Para que esse método seja possível, o VoIP captura a voz, que até então é transmitida de forma analógica e a transforma em pacotes de dados que podem ser enviados por qualquer protocolo TCP/IP. Sendo assim, o primeiro passo é instalar algum software que permita a ação. Na prática, a transmissão pode ser feita de duas formas, de um computador para outro ou de um computador para um telefone convencional.

Vantagens e Desvantagens

São várias as vantagens da tecnologia. Além de baratearem o custo das ligações telefônicas, o VoIP ainda permite que várias chamadas ocupam o mesmo espaço que é preenchido somente por uma na telefonia tradicional.

Na rede convencional, 10 minutos de ligação consumiam 10 minutos de transmissão a uma taxa de 128 Kbp/s, enquanto com VoIP a mesma ligação pode ocupar somente 3,5 minutos do tempo de transmissão a 64 kbp/s, deixando o restante livre para outras chamadas.

Porém, apesar dos benefícios, há também algumas desvantagens do método, como a dependência de Internet, que provoca diversos contras. Por exemplo, a qualidade da chamada irá depender de uma boa conexão e isso pode acabar atrapalhando, além de não poder contar com a tecnologia em situações de emergência nas quais não temos como ficar online. Ainda assim, o VoIP tem se tornado cada vez mais popular e mostra que vale a pena. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), órgão responsável pela regulamentação de telecomunicação no país, esclareceu que um provedor VoIP não que fornece a rede, não precisa de licença para funcionar.

NEWSLETTER
Receba novidades, ofertas, promoções e
dicas para sua empresa.
Desenvolvido por Byte a Byte
© 2019 Uservoz. Todos os direitos reservados.